COMPARTILHE NOSSAS POSTAGENS PARTICIPE DE NOSSA CIDADE***

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Luziânia: Festa do Divino realizada no mês de maio

O município de Luziânia tem um povo de cultura muito forte ornamentada com várias tradições. A Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo, por exemplo, é uma delas. A festividade acontece 50 dias após a páscoa e tem o objetivo de reavivar a fé pelo Espírito Santo no coração dos luzianienses. Este ano as comemorações devem ter início a partir da segunda quinzena de maio e prosseguem até o fim do mês..Novenas, missas, leilões e barracas de comidas típicas vão abrilhantar a festa.
Durante dez dias de demonstração de fé, os festeiros também arrecadam benefícios para as paróquias, tudo muito bem organizado pelos padres católicos. Os festeiros são sorteados a cada ano para comandar a organização em louvor ao Espírito Santo. Ao longo da festa são apresentadas danças tradicionais como a catira, oriunda de Minas Gerais, e encenada a guerra da cavalhada, que conta a história da luta entre os Mouros e Cristãos na época do império de Carlos Magno.
O ponto alto é a folia de rua, feriado municipal. Os foliões andam pela cidade levando a bandeira do Divino Espírito Santo, representado por uma pomba branca, simbolizando a passagem do Espírito Santo por toda a cidade.
Os pousos de folia também acontecem nas fazendas e os foliões passam de fazenda em fazenda a cavalo, e em cada uma da delas, pedem pouso. Os proprietários recebem a visita e os foliões rezam a novena, depois é oferecido jantar seguido de baile a noite toda. Os convidados pernoitam na fazenda e prosseguem a folia no outro dia.
Origem ligada ao ouro
O município tem sua origem ligada á descoberta do ouro, no Rio Vermelho, pelo sertanista Antônio Bueno de Azevedo, que havia formado uma grande expedição com um intuito de abrir um novo caminho entre os estados de Minas Gerais e de Goiás. Bueno, então, levou seus homens ao local onde surgiria o Arraial de Santa Luzia em 13 de dezembro de 1716, posteriormente chamado de Luziânia.
A caravana de Antonio Bueno descobre que as terras possuíam grandes minas de ouro, e começa a mineração. Mas, com o declínio da mineração, no final do século XVIII, Santa Luzia atravessa todo o século XIX com seus trabalhadores dedicando- se a agricultura de subsistência e pecuária extensiva.
A partir de 1950 com a construção de Brasília, Luziânia experimenta amplo crescimento populacional, que permitiu a criação de vários outros municípios como Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Padre Bernardo e outros.
Durante o período áureo teve início a forte tradição religiosa que persiste até hoje. Esta influência resultou na instituição de várias festas como a Folia de Reis, a Festa da Circuncisão, e a mais importante e famosa da Região, que é a Festa do Divino Espírito Santo.http://www.jornaloreporter.com.br/post/628/goias-e-entorno/luziania-festa-do-divino-realizada-no-mes-de-maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE NOSSOS POSTS